Sobre

O Ciclo Internacional de Conferências: Poéticas das Diásporas Africanas é um projeto independente que articula pensamento crítico e produção artística das populações negras nas Américas. Criado em 2022, o evento tem promovido encontros entre intelectuais, artistas e lideranças culturais, afirmando a centralidade da experiência diaspórica como campo de criação de novas imaginações políticas.
O projeto realizou três edições até o momento: em 2022, de forma online, a partir da Universidade Nacional da Colômbia; em 2023, na cidade de Cachoeira (Bahia); e em 2024, durante a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). Cada edição se consolidou como espaço transnacional de diálogo entre o Brasil e outros contextos latino-americanos.
Até aqui, o Ciclo Afro já reuniu mais de 100 palestrantes, entre convidados nacionais e internacionais; contou com a presença de mais de 5.000 pessoas nas atividades presenciais; e ultrapassou 60 mil visualizações nas transmissões virtuais de seus eventos.
O Ciclo Afro foi criado e é coordenado por Marcos Ramos, com apoio de instituições acadêmicas, órgãos públicos e coletivos culturais comprometidos com a valorização das poéticas das diásporas africanas. Entre os parceiros que têm contribuído para a consolidação do projeto ao longo das edições destacam-se a Universidade Nacional da Colômbia, o Leitorado Guimarães Rosa, a Fundação Beneficente Bembé do Mercado, o Ministério da Igualdade Racial do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.